Co-Criando com Low-Code + IA

Não há dúvida de que as áreas de TI são agentes de prosperidade nas empresas. A agenda de transformação digital, através dos projetos de modernização, automação e de inovação, tem ajudado as empresas a reduzirem custos, serem mais eficientes, fidelizarem clientes, e a aumentarem receitas, alçando as áreas de TI de uma posição meramente acessória e operacional, para uma posição fundamental e estratégica.

Acontece que não é raro continuarmos medindo o sucesso dos projetos entregues pelas áreas de TI através de metas atreladas a sua própria área, baseadas no atendimento do famoso tripé “escopo”, “prazo” e “custo”, tirando (quase) totalmente o negócio desta equação. É como se no discurso o foco fosse a estratégia do negócio, mas na prática ele continuasse na tecnologia.

É claro que é importante continuarmos nos esforçando para entregarmos projetos dentro do escopo, prazo, e custo, mas também é fundamental que comecemos a ampliar a nossa visão, incluindo cada vez mais indicadores de performance das áreas de negócio para dentro do ciclo de gestão de projetos e das áreas de TI como um todo.

Projetos que visam aumentar receitas devem ser medidos por este indicador, assim como aqueles que buscam reduzir custos, aumentar eficiências operacionais, fidelizar clientes, diminuir ciclos de vendas, e introduzir inovações. A medida do sucesso deve estar atrelada mais às “finalidades” e menos aos “meios”.

Mas como podemos de fato integrar TI e as áreas de negócio fazendo com que elas passem a compartilhar objetivos comuns ?

A resposta a este questionamento pode ser muito bem resumida em uma palavra: co-criação. Co-criar basicamente trata-se de criar junto, de criarmos equipes interfuncionais que compartilham conhecimentos e atividades visando atender as necessidades do negócio da melhor maneira possível, e aqui a adoção de Low-Code + IA tem um papel fundamental neste processo.

Como a tecnologia Low-Code possui uma abordagem visual baseada na utilização de componentes prontos, verificados e reaproveitáveis, e IA pode se encarregar de fazer a tratativa dos dados, incluindo normalizá-los, categorizá-los, organizá-los, resumi-los e compará-los, o processo de criação dos sistemas e aplicações se torna cada vez mais fácil, diminuindo a complexidade tecnológica, e facilitando a utilização de equipes de desenvolvimento compostas por profissionais tanto da área de TI como das áreas de negócio.

Low-Code + IA permite que o negócio conheça mais de tecnologia, e com que TI conheça mais do negócio. Com a equalização dos conhecimentos, as áreas de TI e de negócio passam a falar a mesma língua, criando-se um ambiente colaborativo onde naturalmente os escopos dos projetos se tornam cada vez mais inovadores, ao mesmo tempo que os prazos e custos se tornam cada vez mais assertivos.

Embora ainda estejamos nas fases iniciais da aplicação conjunta de Low-Code + IA na jornada de transformação digital das empresas, esta é a oportunidade para fazermos com que TI e as áreas de negócio “caminhem” lado a lado durante todo o trajeto, e ao transformarmos a empresa, a relação entre TI e as áreas de negócio também se transformará. A relação não será mais de fornecimento, mas de parceria. Os projetos de tecnologia se tornarão projetos do negócio, os gastos em tecnologia se tornarão investimentos, e os indicadores de performance das áreas de negócio se tornarão os indicadores de performance de TI.

Nunca antes na história tivemos a oportunidade de acompanhar a combinação de duas tecnologias tão poderosas, como Low-Code + IA. Se elas vieram para simplificar o uso da tecnologia, então está muito claro que elas também vieram para aproximar TI das áreas de negócio. Uma oportunidade que nenhuma empresa deveria deixar passar.

Anterior
Anterior

O melhor de dois mundos

Próximo
Próximo

Quando Low é Mais